Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Na terra da comunicação quem reina é o conteúdo colaborativo

* por Ludmila Pereira

Há um tempo, quem reinava e era a fonte de comunicação mais crível eram os grandes veículos de comunicação. Hoje, a situação mudou: não é que os meios não sejam fontes confiáveis, mas é que ganharam novos aliados: leitores, consumidores e a população.

Esses novos aliados participam de forma espontânea e diversos veículos já perceberam a importância dos conteúdos colaborativos. Com isso, cada vez mais abrem espaço para esse tipo de colaboração. Um exemplo disso é o aplicativo criado pela Globo News, “Na Rua”, onde os usuários podem enviar vídeos, áudios, fotos e textos para serem transmitidos no canal.Confira: aqui.

Seu consumidor é quem manda fala, saiba ouvi-lo!

As marcas devem se comunicar com o objetivo de criar vínculos. Dar espaço para o público se comunicar, sugerir, compartilhar suas histórias e experiências, e assim, sentir-se como parte da marca. Estimular a participação dos internautas é abrir o ambiente para o conteúdo colaborativo. Quantas vezes você já ficou sabendo de algo importante pelas redes sociais? Várias, não?! Principalmente nas redes sociais que os deram voz, a comunicação é acessível e em tempo real.

De lição de casa, da matéria criação de vínculos e conteúdos colaborativos, temos a Avon como exemplo. A marca criou um espaço que reúne as tendências do universo da beleza, a plataforma colaborativa “E Aí, Tá Pronta?”, que contará com a participação ativa de influenciadores e consumidores.


Mas não é só de elogios que o consumidor vive. Ele também busca respostas ou reclamações para tomar decisões. Segundo dados da Nielsen, as críticas de consumidores postadas na internet são a segunda fonte mais confiável para informações e mensagens de marcas, com 70% das opiniões dos entrevistados. Mas, tome muito cuidado! Hoje, é crucial a empresa monitorar as redes sociais e ouvir seus clientes. Com isso, conseguimos usar o monitoramento a nosso favor: tomar medidas e ajustes o mais rápido possível – antes que os mesmos possam ser fatais para a imagem da sua empresa.

* A Ludmila é a nossa estagiária de Social Media, cursa o 9º semestre de Publicidade e Propaganda na ESAMC.  Escolheu o curso do seu coração e, por isso, coloca um pouco desse amor em tudo que faz. Sua empatia e sensibilidade ajudam a se colocar no lugar dos outros, no caso o público-alvo. Também busca sempre ficar antenada às tendências que rolam no mundo digital. 

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