Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Mensagem instantânea

Recentemente, o BuzzFeed Brasil escreveu sobre alguns sucessos gigantes que “aparentemente todo mundo conhece, menos você”. Ou seja: o site trouxe à tona alguns tópicos que são moda entre os adolescentes, mas que ainda são desconhecidos do público adulto – sendo que muitos deles são feitos para ficar somente entre os adolescentes, mesmo.

No entanto, a comunicação é para todos. E se você deseja atingir um público mais jovem, talvez você deva se aventurar a conhecer uma rede social chamada Snapchat, que, atualmente, é recordista em compartilhamento de imagens – sim, está a frente do Instagram e do Whatsapp, com 8.796 imagens compartilhadas por segundo!

Só há um pequeno porém neste mar de compartilhamentos: os vídeos e fotos duram apenas 24 horas no aplicativo. Depois, eles somem para sempre e você nunca mais será capaz de acessar aquele conteúdo novamente. Mesmo assim, a mensagem é recebida por todos aqueles que te seguem – isso porque o Snapchat é utilizado com muito afinco por quem está por lá.

Para se ter uma ideia do nível de utilização do aplicativo: levaria 10 anos para você ver todas as fotos e vídeos compartilhadas na última hora. E mais 880.000 anos para você ver as fotos compartilhadas neste período de 10 anos. Ou seja: é um “snap” (nome dado aos compartilhamentos) a cada 10 segundos.

Um potencial que vem sendo bastante explorado por marcas e eventos é a capacidade de transmitir eventos ao vivo apenas para quem quer sentir a “sensação” de estar em um lugar. Nisso, o Snapchat combina perfeitamente com a tendência de grande parte dos heavy users de redes sociais: de consumir informação rápida e editada.

Ou seja: ao invés de assistir a uma longa transmissão ao vivo de um evento no YouTube, o usuário pode ter aquele conteúdo resumido, na palma da mão, em apenas alguns segundos. O torneio de Wimbledon foi um dos que fizeram uma utilização de sucesso da ferramenta, por exemplo.

wimbledon

Se você ainda não conhece o Snapchat, baixe o aplicativo em seu celular e veja o que o mundo está compartilhando apenas por um momento.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas