Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Dia dos Namorados no Brasil: uma origem comercial criada pelo publicitário João Dória

 

* Por Ludmila Pereira

Você conhece a origem do Dia dos Namorados no Brasil?

Em junho de 1948, a rede de lojas Clipper percebeu que as vendas estavam em baixa devido à falta de datas comemorativas no mês. Para alavancar e aquecer o comércio, contratou o publicitário João Dória e – falecido pai do atual prefeito de São Paulo, João Doria Junior -, trouxe a ideia do exterior: “Valentine’s Day”, comemorado no dia 14 de fevereiro.
João Dória apresentou aos comerciantes a brilhante campanha “Não é só com beijos que se prova o amor”. Desde então, a data do Dia dos Namorados é comemorada no dia 12 de junho. O mês casou com a ideia de Dória, mas também não foi por acaso, no dia seguinte é comemorado o Dia de Santo Antônio, conhecido como o Santo Casamenteiro.
A campanha tanto deu certo que é comemorada até hoje aqui no Brasil. Casais trocam presentes, fazem declarações de amor, jantam em restaurantes, fazem surpresas e até mesmo pedidos de casamento.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas