Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Como escolher a melhor imagem para sua apresentação

Por Maurílio DNA*

Leia também – Apresentações: amor e ódio

Um recurso que pode deixar sua apresentação mais agradável são as imagens. A internet, com suas ferramentas de busca, facilita muito o trabalho de procurar figuras que atendam às necessidades de ilustrar uma ideia, exemplificar um conceito ou criar uma figura de linguagem, complementando seu texto ou discurso.

Pela cartilha

Um dos empecilhos é a cessão de direitos autorais. As imagens foram criadas por pessoas, sejam fotógrafos ou ilustradores, e eles têm direito de permitir sua utilização ou de receber por isso. Existem bancos de imagens gratuitos que podem contornar esse problema, oferecendo imagens de boa qualidade que atendem grande parte das necessidades.

Seguem alguns:

http://www.freeimages.com/

http://www.rgbstock.com/

http://www.photl.com/

Com um rápido cadastro, você será capaz de acessar gratuitamente – mas cuidado com anúncios que levam a bancos pagos.

Quase ilimitado e de bom tamanho

Como o conflito maior no uso de imagens recai na questão comercial da prática, ou seja, se alguém está lucrando com a imagem sem pagar os direitos ao autor, normalmente para trabalhos internos e apresentações fechadas e de uso pessoal não há muito problema em usar imagens provenientes dos buscadores sem ter que se preocupar com direitos.

Tais imagens chegam, a princípio, em uma resolução baixa, com os pixels (aqueles quadradinhos de cores que formam a imagem) visíveis ou mesmo com borrões e partes distorcidas. Quando colocadas na apresentação, essas imagens ficam feias e conferem um ar amador ao material.

Existem ferramentas, especialmente no Google, que ajudam a encontrar figuras em boa resolução.

Logo abaixo do campo de busca, do lado direito, existe um botão escrito “Ferramentas de pesquisa”. Clicando nele, já na guia “Imagens”, aparecerão abaixo mais opções para refinar a busca. O primeiro item à esquerda é “Tamanho”. Um clique sobre ele vai revelar uma lista. Selecionando o item “Grande”, sua busca vai ser refinada para mostrar imagens com tamanho maior.

ImagensProcurandoGoogle01

Qual tamanho é ideal?

A resolução das apresentações, por ser baseado na tela do computador, continua sendo 72dpi (Dots per inch, do inglês, pontos por polegada). Para se ter uma ideia, a resolução para impressão em gráfica deve ser de 300dpi.

O que vai indicar se sua imagem está de bom tamanho são suas dimensões. Passando o cursor do mouse sobre as imagens da lista vai revelar, na base, seu tamanho em pixels. Valores acima de 1000 são os melhores.

Clicando na imagem escolhida, com um bom tamanho, ela será aberta em uma seção de fundo preto com duas opções ao lado direito: “Visitar página” e “Visualizar imagem”. Clicando na segunda opção, você será redirecionado para a imagem em si. Clicando com o botão direito sobre ela, selecione a opção “Salvar imagem como”, escolha a pasta de destino, renomeie o arquivo de modo que ajude a identificá-la facilmente e salve.

ImagensProcurandoGoogle02

Ajustes finais

Ao importar a imagem no PowerPoint, ela deve chegar grande. Os círculos que aparecem em volta dela quando se clica sobre a mesma permitem que seja redimensionada de acordo com a diagramação.

Em breve, mais dicas.

 

*Baixista, fã de quadrinhos e designer na TEIA: esse é o Maurilio DNA, o nosso artista. Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em agências tradicionais e digitais, além de ter publicado diversas histórias em quadrinhos em várias coletâneas. Quando não está na agência atua como professor de desenho e animação.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas