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Uma boa gestão de conteúdo é a chave para o sucesso na comunicação

por Fernanda de Paulo*

Nos dias atuais é muito fácil ter acesso à informação, principalmente com a inclusão digital e a popularização da internet, uma vez que praticamente estar conectado ou bem informado não é mais opcional, mas indispensável no meio corporativo. É por isso que definir uma estratégia de marketing é também fundamental paras as empresas que buscam um feedback do público alvo, esses que, por sua vez, estão se tornando cada vez mais exigentes.
Entender as necessidades e os interesses de seu público estratégico é uma das primordiais tarefas para as empresas obterem sucesso com a comunicação, e é nesse quesito que entra a gestão de conteúdo. Para isso, há diversas ferramentas a serem utilizadas e gerenciadas como: sites, redes sociais, blogs, newsletters, informativos, entre outras. Dessa forma, quando se pensa em gestão de conteúdo de sites, por exemplo, é preciso criar textos interessantes e que prendam a atenção do leitor, pois facilmente ele pode migrar de site e acessar o da empresa concorrente. É por isso que de nada adianta ter uma página na web recheada com bastante conteúdo, porém sem qualidade.
Mas não é somente o texto que é um fator relevante nos canais de comunicação. Claro que a parte textual é muito importante, mas também é preciso criar um layout agradável e que seja do gosto do público-alvo. Por exemplo, de nada vale utilizar uma fonte de texto minúscula se o público for idoso ou que possua dificuldade para leitura.
Outro aspecto que merece ser ressaltado é que cada meio de comunicação é o espelho da empresa, e que reflete a sua imagem no mercado. Se a companhia possui um site mal escrito ou mal elaborado, logo não atrai bons olhos de possíveis seus clientes. Se for feito de qualquer maneira pode prejudicar a imagem da companhia, pois muitos vão associá-lo ao seu serviço como sendo “meia-boca”, assim como seu site. Se é ou não, não se sabe ao certo logo de cara, mas a primeira impressão é muitas vezes a que fica, principalmente se o público for exigente.
Um exemplo que deve ser evitado e que observo diariamente sobre a má gestão de perfis e conteúdo está em algumas redes sociais de empresas que muitas vezes se transformam em uma espécie de canais de ouvidoria. Algumas companhias “se queimam” com os clientes nas redes sociais pois seus moderadores apagam as reclamações deixando apenas os elogios, e acabam não prestando esclarecimentos ou tirando as dúvidas deles. Esse é um padrão de uma gestão ruim, pois de nada vale ter esse canal de comunicação mal gerenciado se o cliente é ignorado. Muitas vezes um canal de comunicação que normalmente seria usado para melhorar a imagem da empresa acaba prejudicando-a devido a má gestão e, consequentemente, gera comentários negativos que se espalham por toda a rede.

São por esses e outros motivos que para se obter grandes e importantes resultados positivos quando se investe em comunicação e em gestão de conteúdo, é preciso traçar o perfil do público-alvo antes de se elaborar estratégias e agir.

*Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, Fernanda de Paulo tem experiência em redação para jornais e revistas, revisão, assessoria de imprensa e endomarketing; e já atendeu diversas empresas multinacionais. Além disso, possui conhecimento de línguas estrangeiras como inglês e italiano.

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