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Seis conselhos para melhorar o relacionamento com seus clientes

* por Clebson Moura Leal

Em tempos de crise, como o que vivemos hoje, ter um bom relacionamento com os clientes pode ser fundamental para o andamento correto do seu negócio. Além de fazer a prospecção, também é importante manter os clientes que você já tem, não é verdade?
Confira aqui alguns conselhos para se dar bem, superando as expectativas desses parceiros e estabelecendo uma relação ainda melhor:

1. Utilize o método de comunicação certo
Mesmo que a tecnologia seja uma aliada para facilitar o nosso dia a dia, ela não substituiu por completo a maneira como interagimos com os clientes, já que nem toda comunicação pode ser virtual. É importante identificar quando é o momento adequado para nos comunicarmos por correio, telefone, redes sociais ou pessoalmente. Analise o seu público e pense em suas características e gostos, para então decidir qual é a melhor ferramenta.

2. Escute seus clientes
Quando uma empresa contrata um serviço e paga por ele, é porque espera que suas exigências sejam atendidas. Você deve estar sempre atento a todo feedback (inclusive incentivá-lo sempre) para que possa resolver as questões com os quais os clientes não estão satisfeitos. Não tenha medo das críticas, considere como uma maneira de melhorar e, com isso, crescer ainda mais.

3. Esteja presente
Desaparecer do mapa não é uma boa opção. Fique sempre em contato em todos os momentos, especialmente em datas importantes como aniversários e Natal. Estabeleça vínculos, pois assim os clientes sempre se lembrarão da sua empresa quando precisarem.

4. Supere expectativas
Tenha como meta seguir à risca todas as suas promessas e, sempre que possível, entregar mais do que o esperado. Isso pode vir por meio de uma embalagem caprichada, uma entrega antes do prazo ou um brinde. Use sua criatividade, ela é sempre uma grande aliada e mostra que um pequeno gesto pode ter um impacto muito positivo.

5. Mantenha-os sempre informados
É importante sempre se esforçar para manter os clientes informados sobre lançamentos de produtos e novos serviços. Utilize ferramentas como a newsletter ou uma revista, por exemplo, pois são ótimas opções de noticiar suas novidades.

6. Agradeça e reconheça seus clientes
Reconhecer o cliente é algo que garantirá a boa imagem da sua empresa. Agradeça pela compra, mas também parabenize pela realização de um evento de sucesso, por exemplo. Imagine quão animado você ficaria se um parceiro aparecesse do nada para felicitá-lo por algo bom que aconteceu em sua empresa!
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Agora a gente quer saber: quantas dessas dicas você aplica na sua empresa? Quais acredita serem as mais importantes?

* Jornalista formado pela PUC-Campinas, com experiência em assessoria de imprensa, criação de conteúdo e fotografia. Também é freelancer na área de Design Gráfico, quando sobra um tempinho. Tem um lado zen que adora meditar, ler, viajar e ficar conectado com a natureza. Também é bom com trabalhos manuais e, por isso, ama ver vídeos de DIY (do it yourself) na internet. 

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