Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Mulheres que se ajudam: na vida, no trabalho e nas redes sociais!

* por Gabriela Rossi

Empoderamento feminino, espaço das mulheres no mercado de trabalho e outros assuntos estão no cerne das discussões nos últimos tempos. Estamos tomando consciência de nosso papel na sociedade e cada vez mais lutando contra o machismo velado de cada dia.

O ambiente de trabalho é um desses espaços onde precisamos estar bem atentas ao comportamento de nossos colegas e muitas vezes chamar atenção deles em algumas situações. Piadinhas com TPM, questões hormonais ou qualquer outra coisa que subestime a mulher não devem passar despercebidas.

Ficar de olho nos “elogios” também é sempre bom! Às vezes eles vêm acompanhados de uma conotação sexual que não cabe a esse tipo de espaço de maneira alguma, ainda mais se diz respeito ao corpo de uma mulher ou sua aparência. Comparar-nos com homens achando que está fazendo um elogio é totalmente descabido.

Existem muitos outros tipos de comportamentos machistas pelos quais passamos diariamente e muitas vezes nem percebemos, pois crescemos e fomos criadas em uma sociedade e cultura patriarcais. Além de que, muitas vezes, somos instruídas a tratar as outras mulheres como rivais e inimigas. Aos poucos estamos aprendendo que não é assim, temos que nos unir, praticar a tão necessária sororidade (irmandade entre mulheres) e ajudar umas as outras.

É o caso do movimento ‘Vamos juntas?’(www.facebook.com/movimentovamosjuntas), por exemplo, há pouco mais de um ano a jornalista Babi Souza criou uma página para falar da importância das mulheres “irem juntas”, de “estarmos juntas” e de colocarmos a sororidade em prática. É um espaço legal para começarmos a tomar consciência de nosso poder como mulheres e ir aos poucos desconstruindo o errôneo e preconceituoso conceito que nos foi transmitido ao longo da vida.

Observe sua colega de trabalho com mais carinho, não a veja como uma inimiga e sim como alguém com quem você pode contar, conheça a pessoa que passa grande parte do seu dia com você e lembre-se que, apesar do que nos foi ensinado, juntas somos mais fortes e chegaremos muito mais longe. Comigo você pode contar! Vamos juntas e sempre em frente.

* Jornalista que adora internet, mas não dispensa um bom livro, principalmente os romances policiais. Formada pela PUC-Campinas, Gabriela possui experiência em comunicação interna e em endomarketing. Ela já atuou com produção de conteúdo e atendimento jornalístico tanto em agências de comunicação como em grandes empresas.

Mais recentes

Deixe sua rede social mais dinâmica e interativa

Projeto com o Consórcio PCJ foi um sucesso!

LinkedIn passa a permitir vídeos patrocinados

TEIA entrega mimo de Páscoa para os colaboradores