Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Instagram x Snapchat – e o seu declínio

* por Ludmila Pereira
Instagram ou Snapchat? Ambos têm a mesma possibilidade de transmitirem conteúdo em tempo real, que depois de 24h são autodestruídos. É uma tática que se for bem planejada, vira uma oportunidade para marcas, influenciadores e famosos, mostrarem o seu dia a dia, assim, criam relacionamento e ficam mais próximos do seu público. E também, a proposta de compartilharem conteúdos com veracidade, sem manipulações de imagem, com a ideia de ser ao vivo e em cores, a realidade nua e crua.

De uns tempos pra cá, o Instagram alavancou seu número de usuários e engajamento, por um motivo: Instagram Stories. No começo, muitos o julgavam como o clone do Snapchat, mas, hoje é ele quem ganhou preferência do público. E atualmente, o Instagram tem cerca de 700 milhões de usuários ativos no mundo enquanto o Snapchat conta com 173 milhões. Apesar do declínio, o Snapchat tem o seu público fiel, mesmo com a troca desta rede social de influenciadores e marcas.
Tá, mas… Qual seria a melhor opção para minha empresa? Os dois têm a mesma função e inclusive trabalham com anúncios. Porém, o Instagram é integrado com o Facebook e conta com formatos de anúncios com grande capacidade de alcance e mensuração de resultados. E sim, também é possível realizar anúncios no Instagram Stories. Na última quinta-feira, a Snap divulgou o aumento para 173 milhões de usuários ativos diários do Snapchat no segundo trimestre. Porém, analistas projetaram 175,2 milhões de usuários ativos, o que fez as ações caírem cerca de 6% após o fechamento do mercado. Também afirmou que enfrenta forte concorrência com o Facebook.
Mas, vale ressaltar que, dados não muito antigos do Business Insider, mostram que o Snapchat possui métricas importantes: o usuário médio da Snapchat gasta cerca de meia hora no aplicativo por dia e 60% dos usuários criam conteúdo. Já o usuário médio do Instagram gasta 15 minutos por dia dentro do aplicativo e a atividade principal é a navegação pelo feed de fotos.
Nós votamos no Instagram Stories! Não só pelo número de usuários ativos, mas, também, pela comodidade. Com o Instagram você posta suas fotos e se preferir, com mesmo app você pode postar nos Stories. Um dos motivos pelos quais os usuários abandonaram o Snap, fica difícil “manter” duas plataformas digitais de mesmo fim! Isso também vale uma dica para nós: é preciso ficar de olho na concorrência, antenado nas tendências, se importar com o que o seu público fala e sempre que possível, SE REIVENTAR!

* A Ludmila é a nossa estagiária de Social Media, cursa o 8º semestre de Publicidade e Propaganda na ESAMC.  Escolheu o curso do seu coração e, por isso, coloca um pouco desse amor em tudo que faz. Sua empatia e sensibilidade ajudam a se colocar no lugar dos outros, no caso o público-alvo. Também busca sempre ficar antenada às tendências que rolam no mundo digital. 

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas