Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Duolingo, uma plataforma online para aprender idiomas

por Izadora Pimenta*

Sempre tive vontade de aprender a falar francês. Já tentei aprender algumas palavras através de músicas e textos, o que foi suficiente para entender a pronúncia e algumas particularidades do idioma, mas sentia que precisaria me dedicar mais. Sempre quis fazer isso por conta própria, entretanto, o que se tornava uma maneira em meio às muitas atividades que o dia a dia envolve.

Neste ano, resolvi testar um método do qual já tinha ouvido falar por alguns amigos: o Duolingo, uma plataforma virtual para aprender idiomas através de lições simples e descomplicadas. Me inscrevi e fiz um teste de nivelamento rápido, que me indicou começar a estudar francês a partir da primeira lição básica.

Através do site ou do aplicativo da plataforma, é possível ir realizando as lições que envolvem fala, leitura e escrita. Você pode estabelecer uma meta diária, que o Duolingo utiliza para te incentivar a treinar diariamente e, a partir dessa meta, você conquista pontos. Convidei algumas pessoas para aprender o mesmo idioma que eu e, a partir de então, tomamos a competição saudável como um incentivo para praticar.

O Duolingo já ganhou diversos prêmios por sua eficácia, como o de Melhor Startup de Educação (Best Education Startup) do TechCrunch, em 2014 e o “O melhor dos melhores segundo o Google” por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014. O próprio Google e até mesmo o ator Ashton Kutcher são alguns dos investidores da plataforma. Em português, é possível aprender Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.

Particularmente, me adaptei melhor ao treino através do aplicativo, mas vai de cada um. Sempre que tenho um tempo livre, utilizo para praticar francês e, segundo o Duolingo, já sou 20% fluente no idioma. Je suis très satisfait! Claro que um aperfeiçoamento sempre é necessário – pretendo me aprofundar em um curso quando tiver melhor conhecimento.

Vamos praticar? Me segue lá: https://www.duolingo.com/IzadoraPimenta

*Apaixonada por música e por boas histórias, Izadora é formada em Jornalismo pela PUC-Campinas. Possui experiência em vários segmentos, desde reportagem até assessoria de imprensa, especialmente em assuntos como cultura, entretenimento, redes sociais e agronegócio. Também trabalha com diagramação, coleciona instrumentos musicais e leva o karaokê a sério.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas