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Conhecimentos e troca de experiências no Social Analytic Summit 2015

Por Carolina Carrijo*

Participei pela segunda vez do Social Analytic Summit, que este ano foi realizado no fim de novembro. O evento, que durou oito horas, reuniu profissionais super antenados do mundo digital que compartilharam experiências, conhecimentos e muitas dicas para quem, assim como eu, atua com monitoramento e métricas.

O evento é uma parceria da Faculdade Cásper Líbero com o Media Education (conheça mais aqui: http://www.mediaeducation.com.br/blog/)  e mostrou como é possível extrair muitos insights** a partir de dados e números. A primeira discussão iniciada foi focada em números e a importância do real time, inteligência artificial e a possibilidade de classificar menções de forma mais rápida e eficiente. Para se ter uma noção, a classificação manual de mil menções chega a levar mais de 3 horas, mas com uma boa ferramenta, pode ser feita em tempo real.

Na sequência das apresentações, foram mostradas técnicas de pesquisa e estatística, um tema um pouco mais aprofundado que envolve muitos cálculos, margem de erros e muitas outras coisas que os comunicadores pensaram que nunca iam precisar saber, mas como tudo é imprevisível na comunicação, hoje mensurar resultados é essencial.

Ainda no primeiro bloco, foram apresentados cases de pesquisas feitas por geolocalização. Nesse método é preciso delimitar um espaço e classificar as menções encontradas. Um exemplo interessante foi de um estudo do Centro de São Paulo que analisou como as pessoas usam as mídias sociais para publicar as imagens de bairros como Liberdade, Sé e Republica (você pode entender melhor aqui http://vert.se/estudo-centro/).

No segundo bloco eu me senti mais familiarizada com os temas abordados:

– Mídia: como o profissional trabalha e qual a importância de estar associado com a área de Business Intelligence;

– Como se aperfeiçoar: livros, cursos, blogs, sites e muitas dicas (mas fiquem tranquilos que isso será tema de um outro post aqui no blog!);

– Estrutura de agências: como achar um processo que melhor se adeque à sua agência e quais as funções de cada área;

– Dicas, dicas e mais dicas;

Após esse meteoro de novidades,  a finalização do evento foi feita com chave de ouro com uma palestra sobre planejamento que foi muito além de dicas, métodos ou instruções.

O evento, por fim, é um dos mais importantes na nossa área e vale muito a pena. Se você é um profissional de social media e ainda se sente inseguro com alguns temas, não se preocupe: redes sociais são novas para todo mundo e definitivamente estamos no mesmo barco.

*Mãe 24 horas por dia, Jornalista e apaixonada por internet e redes sociais. Hoje o seu foco é métricas e monitoramento. Passa o dia todo conectada e sempre que pode marca presença em eventos e cursos da área. Além disso, Carol tem experiência em assessoria de imprensa e endomarketing.

**Insight: considerado sinônimo de intuição. O insight também está relacionado com a capacidade de discernimento, pode ser descrito como uma espécie de epifania. Nos desenhos, o insight é representado com o desenho de uma lâmpada acesa em cima da cabeça do personagem, indicando um momento único de esclarecimento em que se fez luz.

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