Comunicação em tempos de crise
por Gabriela Rossi*
Vivemos um momento de situação econômica desfavorável no país. Notícias sobre inflação, desemprego e endividamento da população estão o tempo todo nos noticiários e isso acaba afetando o clima dentro das empresas, gerando comentários e especulações entre os colaboradores. Neste momento, o papel da comunicação é fundamental dentro de uma organização para não deixar que fatores externos influenciem negativamente o ambiente corporativo.
É preciso investir ainda mais na construção de confiança entre pessoas e empresa, mostrar para o colaborador que ele é essencial para o negócio e que sempre será comunicado das decisões tomadas para que não se crie um ambiente de especulações levando a um clima ruim. Empresas que utilizam um momento de crise para reforçar a coesão interna só tendem a ganhar.
Nessas situações é que se destacam as empresas que tratam a comunicação como investimento e não como custo, em uma visão de curto-prazo considera-se reduzir custos começando pela área, mas quem conhece o real poder da comunicação consegue se sobressair e levar consigo colaboradores engajados e satisfeitos, que são vitais para uma organização bem sucedida.
As empresas precisam estar abertas ao diálogo, com visão ampla de negócio, valorizar a relação de confiança e transparência em seu negócio e acima de tudo incentivar ainda mais a comunicação. Estes são valores precisam ser edificados porque gerarão frutos em um futuro não muito longínquo. Um colaborador informado e engajado hoje é garantia de um negócio próspero amanhã.
*Jornalista que adora internet, mas não dispensa um bom livro, principalmente os romances policiais. Formada pela PUC-Campinas, Gabriela possui experiência em comunicação interna e em endomarketing. Ela já atuou com produção de conteúdo e atendimento jornalístico tanto em agências de comunicação como em grandes empresas.