Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Como procurar logos para sua apresentação

por Maurílio DNA*

 

Para deixar as apresentações mais personalizadas, procurando agradar os clientes, é natural querermos inserir a marca do mesmo e usar suas cores. Mas como conseguir isso de uma maneira que deixe sua apresentação bonita e profissional?

Ajuda do cliente

Quando é possível solicitar ao cliente ou ao departamento de arte, imagens grandes em formato PNG são as melhores. O PNG é semelhante ao JPG, mas com transparência. Logos com fundo transparente evitam aquelas molduras brancas em volta da imagem, deixando a apresentação mais bonita.

Mas há momentos em que não é possível obter logotipos dessa maneira. Então lançamos mão da internet novamente. Para isso, usamos alguns parâmetros de busca:

1. Na internet

O primeiro é buscar como imagem. Lançando mão das dicas de busca de imagem, procure pelas palavras “Logotipo”, “Logomarca” ou “Marca” seguido pelo nome do cliente. Em caso de empresas internacionais, use “Brand” ou “Logo”.

2. Mais detalhes

Uma maneira de encontrar material mais completo é pesquisar por “Guias de identidade visual” ou “Manual de identidade visual” (“Brand guidelines”, em inglês). Geralmente em formato PDF, esses arquivos vêm com informações a respeito de como usar as marcas, quais cores são permitidas e proibidas, entre outras coisas.

Em geral, os arquivos PDF podem ser abertos em programas gráficos como o Photoshop, Ilustrador ou Corel Draw. Assim é possível extrair arquivos em boa resolução para a utilização.

Uma dica final: ao fechar contrato com um cliente, solicite o guia de identidade visual, as fontes utilizadas por ele, logotipos e marcas em alta resolução (JPG ou PNG) e formato vetor (CDR, AI ou mesmo PDF). Isso facilita muito na hora de produzir qualquer material necessário.

Até a próxima.

*Baixista, fã de quadrinhos e designer na TEIA: esse é o Maurilio DNA, o nosso artista. Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em agências tradicionais e digitais, além de ter publicado diversas histórias em quadrinhos em várias coletâneas. Quando não está na agência atua como professor de desenho e animação.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas