Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

Ao vivo, via Periscope

Por Carolina Carrijo*

Promovemos uma iniciativa de inovação para nosso cliente MSD Saúde Animal ao transmitir, via Periscope, as palestras da 13ª CONPAVEPA, um evento de medicina veterinária da unidade de animais de companhia. A apresentação de profissionais renomados teve pouca divulgação anterior e chegou a atingir mais de 300 veterinários pelo Brasil.

O Periscope é um aplicativo gratuito do Twitter que possibilita a transmissão ao vivo de vídeos por meio de dispositivos móveis, com ele é possível interagir deixando perguntas, mensagens e os coraçõezinhos de curtir. Outra funcionalidade bacana é a de poder ver um globo que informa quais são as transmissões ao vivo que estão acontecendo pelo mundo, você pode procurar pela localidade e assistir o que estiver rolando ao vivo naquele momento.

O aplicativo cumpre bem o seu papel dentro da proposta oferecida. Questões como luz e som devem ser levadas em conta ao fazer uma transmissão, uma vez que pode atrapalhar se não estiverem bem ajustadas.

Particularmente, eu achei a plataforma muito boa e útil. Com ela eu passei a acompanhar a palestras, marcas, shows e outras coisas.

Marcas que estão usando

Diversas marcas já se renderam ao Periscope. É uma forma de mostrar que estão antenadas com as novidades tecnológicas e também de se aproximarem cada vez mais de seus clientes.

Um exemplo muito legal é a Benefit Cosmetics, que mostra tutoriais de maquiagem. Tem tudo a ver com a marca e ensina os consumidores a usarem os seus produtos. Com certeza a empresa sai ganhando.

No Brasil, a primeira marca a utilizar o app foi a Skol, que transmitiu um show da banda Tropkillaz no festival Lolapalooza.

Periscope x Snapchat

Já falamos aqui sobre o Snapchat, mas afinal, o que difere um app do outro?

Ambos compartilham vídeos instantâneos que ficam disponíveis por algum tempo somente, mas o Snapchat só permite vídeos curtos e tem uma característica maior de rede social. Você acompanha a vida de uma celebridade, por exemplo, assistindo seus pequenos vídeos durante o dia.

Já o Periscope funciona bem com transmissões que levam mais tempo, e que com a interação dos seguidores torna-se mais ou menos relevante, algo que não é possível no Snap.

*Mãe 24 horas por dia, Jornalista e apaixonada por internet e redes sociais. Hoje o seu foco é métricas e monitoramento. Passa o dia todo conectada e sempre que pode marca presença em eventos e cursos da área. Além disso, Carol tem experiência em assessoria de imprensa e endomarketing.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas