Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

A mágica da segunda tela

Por Izadora Pimenta*

Você sabe qual é a melhor maneira de saber se um programa de TV vale a pena? Antigamente, estávamos acostumados a procurar saber quantos pontos ele vinha alcançando em audiência. No entanto, agora o caminho é bem mais fácil: quem está tuitando sobre ele?

Depois de ter sua popularidade perdida para o Facebook, o Twitter ganhou uma motivação diferente. Ao contrário da rede social na qual muita gente está interessada em compartilhar como foi o dia, o Twitter virou um grande celeiro de pequenos comentários, memes e de “segunda tela” – ou seja, o local no qual as pessoas estão ligadas enquanto estão assistindo a algo.

Portanto, premiações, jogos de futebol, reality shows – nenhum deles é a mesma coisa de antes para quem possui o hábito de acompanhá-los também em sua timeline. Vale de tudo: detalhes pontuais sobre o programa, imagens que logo se tornam virais, torcidas, piadas… O que não está na TV, acontece na segunda tela. E gera curiosidade para quem ainda não assistiu àquele programa.

Eu mesma comecei a acompanhar a edição brasileira do MasterChef após observar a quantidade de postagens que vinham sendo feitas pelas pessoas que eu sigo sobre o programa. O programa já percebeu essa tendência – durante toda a exibição, incentiva na tela o uso da hashtag “#MasterChefBR” e realiza a contagem em tempo real do número de tuitadas. Logo, comecei a postar sobre o programa também e, assim, se torna uma maneira muito mais divertida acompanhá-lo com o celular na mão.

A última Copa do Mundo, por exemplo, foi definida como a Copa das Redes Sociais. No momento em que a Alemanha foi declarada a campeã mundial, o Twitter registrou uma taxa de 618.725 tuítes por minuto (TPM) – um recorde batido na rede social. Uma pesquisa realizada pela agência Crowdtap na época mostrou que, entre os entrevistados, 74,2% afirmaram que estavam em outro dispositivo enquanto assistiam aos jogos. No topo destas atividades, acompanhar o Twitter representou 39,2%. O jogador Lukas Podolski, da seleção alemã, publicou em português durante o evento e conquistou diversos fãs.

Para quem não consegue pensar em se habituar a assistir um programa enquanto também o acompanha em uma rede social, sites como o BuzzFeed Brasil costumam organizar os tópicos mais comentados em posts. Na última terça-feira, a grande estrela das tuitadas com #MasterChefBR foi a imagem de um faisão a ser cozinhado por um dos candidatos, por exemplo. Na quarta, o BuzzFeed já havia reunido os melhores tuites.

* Apaixonada por música e por boas histórias, Izadora é formada em Jornalismo pela PUC-Campinas. Possui experiência em vários segmentos, desde reportagem até assessoria de imprensa, especialmente em assuntos como cultura, entretenimento, redes sociais e agronegócio. Também trabalha com diagramação, coleciona instrumentos musicais e leva o karaokê a sério.

Mais recentes

Comunicação além do valor informativo

Canal Coma Bem vai até o Rio Grande do Sul gravar série de reportagens

A importância de uma comunicação eficiente no LinkedIn para empresas