Blog da Teia

Por dentro do dia a dia da criação editorial

5 dicas para estagiários – e como é ser estagiária na TEIA

 

* Por: Ludmila

Olá, pessoal. Tudo bem? Sei que há várias dicas de como ser um estagiário de sucesso, mas hoje vou falar as minhas dicas. A TEIA é o meu segundo estágio, e em pouco tempo já aprendi várias coisas que vou levar para a vida profissional e pessoal. Confira algumas delas:

1 – Responsabilidade
Acredito que essa seja a dica número 1! Responsabilidade é tudo, como diria o meu pai. Seja responsável com o seu trabalho, com prazos e tarefas. Se você não for uma pessoa muito organizada, fica a dica do nosso amigo Clebson, monte o seu “bullet journal”.
Se acontecer imprevistos, avise! Nesta semana eu peguei o ônibus errado (desculpe, é o meu primeiro mês morando em Campinas/SP) e só fui perceber quando ele começou a mudar de caminho. Avisei o pessoal que provavelmente iria chegar um pouco atrasada porque tinha pegado o ônibus errado. “Quem nunca errou o ônibus não tem história.” – Fernanda de Paulo. Agora, nunca mais irei pegar o ônibus errado!

2 – Tenha Curiosidade
Neste caso, a curiosidade não matou o gato! Eu tive muita curiosidade em saber o que cada um aqui na TEIA faz. O Gabriel, nosso designer, senta ao meu lado, sabe o quanto fico olhando para o que faz, ele manja muito! Em algumas caronas também pude conhecer um pouco de cada um.
No primeiro dia de trabalho também peguei uma carona com a Carol, e me contou um pouco mais sobre a TEIA e o seu trabalho aqui. Tive uma experiência com a Fer, nossa rockeira de coração, no caminho ouvi várias vertentes de rock, como o death metal. Com o Rafa e o Clebson também foi muito divertido, ouvimos a playlist do Rafa e rimos do Clebson, o mais engraçado da TEIA. Eu e a Nat, também do time de Criação, pegamos ônibus juntas e garantimos as risadas do dia, e foi pelo trajeto que conheci um pouco mais. Vocês acreditam que ela vai à academia no horário do almoço? Além de talentosa, é determinada!

3 – Não tenha vergonha de perguntar
Ninguém sabe de tudo e muitos já passaram por isso. Não fique na dúvida, é melhor perguntar do que fazer algo errado. Estamos apenas iniciando nossa carreira, não entendeu algo? Pergunte! Só não vale perguntas inconvenientes. Às vezes acho que pergunto até demais, não é mesmo Carol e Rafa? Fazer parte de uma equipe atenciosa e paciente também faz toda a diferença.

4 – Proatividade
Seja proativo, é isso que te diferencia dos demais. Não espere que as coisas venham até você, se notar que precisa fazer algo, vá e faça! Ser uma pessoa mão curta não é nada legal.

5 – Absorva!
Absorva todo o aprendizado, pois com certeza cada um da equipe tem algo a te ensinar. Seja para vida profissional ou pessoal. O Rafa, nosso Social Media, além de me passar várias dicas para escrever posts, me ensinou a fazer feijão! Em pouco tempo estou aprendendo muito aqui na TEIA, isso é a melhor coisa que você leva de um Estágio. Fique em um lugar que você aprenda!

É isso, desejo boa sorte para quem está começando, assim como eu. Agradeço aos meus pais, todos os professores que passaram em minha vida e aos meus colegas de trabalho!

*A Ludmila é a nossa estagiária de Social Media, cursa o 8º semestre de Publicidade e Propaganda na ESAMC.  Escolheu o curso do seu coração e, por isso, coloca um pouco desse amor em tudo que faz. Sua empatia e sensibilidade ajudam a se colocar no lugar dos outros, no caso o público-alvo. Também busca sempre ficar antenada às tendências que rolam no mundo digital.

Mais recentes

Criação dá o tom no Fórum da Abrapneus

A TEIA está crescendo: novas coordenadoras de contas!

DDTOTAL E ESTRATÉGIA PCI SÃO NOVOS CLIENTES DA TEIA EDITORIAL